November 5, 2007

el buracón


Tem coisas que só acontecem comigo. Hoje ao sair da empresa em que trabalho para ir pra casa almoçar, por volta das 13h, a rua começa a trepidar. A Rua Major Kayangulo, conhecida como a Rua do Bingo, foi invadida pelas águas pluviais de Luanda.

Estávamos no trânsito no meio da rua, quando Johnny, nosso motorista, diz "Sr. Mouraci o chão está a levantaire". Moura, um dos integrantes da casa onde eu moro grita "Sai todo mundo do carro!!!" Eu estava no banco de trás e nem vi o que estava acontecendo direito. Só obedeci. Peguei a bolsa e saí correndo no meio da muvuca. Quando atingi a calçada e me viro pra olhar a rua, minha boca quase cai no chão de susto. O asfalto, como uma bolha de sabão. O chão dilatou e uma enorme bolha de concreto surgiu do chão, no meio da rua. Algo em torno de 20 metros de extensão. Por baixo parece que passa um rio, esgoto, lençol freático, independence day, sei lá! Só sei que vi pequenas fissuras jorrando água e quando um espertão num mega caminhão passou por cima da bolha, ela não estourou, logicamente. É asfalto mas não é tão casca de ovo, ou é?!

O caminhão passou, a bolha rachou e começou a descer, engolindo o asfalto que restou. Foi grotesco... Chão descendo e água subindo pra todo lado. No meio dessa confusão, nosso herói, o Johnny, acelerou nosso carrinho e se mandou pro outro lado. Doido de amarrar em poste! Numa dessas, ia ele, carro, tudo por água abaixo. E eu lá, parada no meio da galera com boca aberta de boba. Até parece que nunca viu o chão abrir... Pelo menos depois dessa eu nunca mais uso a expressão "Nossa, eu quero que abra um buraco no chão pra eu me jogar dentro" Nuuuuncaaa.

Depois de resgatada pelo Moura, entramos no carro voador/ flutuador e fomos pra casa almoçar e contar o episódio. Na volta, encontramos essa cena. Um caminhãozinho virado dentro do buraco. Se o cara que o dirigia não morreu afogado ali mesmo, minimamente foi levado pela correnteza até a baía. A sensação? Óbvio que só se pensa "Ai meu Deus, podia ter sido eu..." M-E-D-O!

No comments: