April 16, 2008

ai que nó!

"é quando o vento sacode a cabeleira, a trança toda vermelha"... e lá fui eu depois do trabalho andar pela cidade (ainda no Namibe). Nada que em 20 minutos você não a conheça toda e em 5 minutos ela toda já te conheça. "Branca, cara de rica, óculos escuros enorme e brasileira!" Essa foi a descrição que me deram quando eu entrei em uma loja e as pessoas já sabiam que por aqui eu estava (particularmente, eu adorei o "cara de rica").

Eu, que procurava por Shampoo, acabei parando em uma loja que vende cabelo. Oi? C-A-B-E-L-O. Papo vai, papo vem, eu perguntei à mocinha da loja onde eu poderia fazer um penteado africano, tranças. "O salão da minha tia é o melhor do Namibe!" Uia, freaky cara de rica adora frequentar os melhores lugares da cidade onde está. "E como eu chego nesse lugar maravilhoso minha santa?" ela disse que era muito longe pra ir andando, tipo 30 minutos.

Dadas as devidas explicações e eu me preparando para correr antes que o salão fechasse, para um carrão dourado na frente da loja com uma fulana luxo dentro. Nega alta, bem vestida, cabelon moderno, dona e propritária da loja de cabelos e do hotelzão do lado. A dama não era dona da cidade, mas era a mulher do dono. Tsá?

De sobrancelhas arqueadas e ar bem blasè ela olha pra mim e pergunta "tá fazendo o que perdida aqui nesse fim de mundo minha querida?" freaky odeia esculhambações gratuitas de pequenas cidades, mas como não sou boba nem nada, não ia já caçar confusão com a viúva Porcina do pedaço. Expliquei do penteado e não foi que a fofa me enfiou dentro do carro e fez questão de me levar até o tal salão?

No caminho ela foi me mostrando suas propriedades e seu poder master absoluto. Passou em frente a sua casa pra mostrar a BMW parada na porta com dois guardas armados até os dentes do lado. Mas o que mais me chocou foi que essa cidade pra mim parece um orkut. Todo mundo é primo, sobrinho ou agregado de alguém. A dona da loja de cabelo é casada com o dono do hotel e advogado poderoso do pedaço, ela é prima do meu motorista daqui, tia da menina da papelaria, e por ai vai... Assim dá nó na minha cabeça, antes de fazer as tranças!

Chegando no salão, a porta estava fechadinha da silva. 17h01 tudo fechado. Corre pro carro, vai pra outro salão e portas fechadas novamente. Bate na porta, atende alguém de mau humor e diz "Você sabe que horas são???" oi? Desculpa! De onde eu venho 17h ainda é depois do almoço e não final de expediente!!! Foram 5 salões e 5 portas na caaaaaaaara! Voltei na primeira e marquei um horário para o dia seguinte. Amanhã me aguarde, tranças, muuuuuitas tranças vão voar ao vento do deserto do Namibe.

3 comments:

ASA said...

posta foto ai de como ficou o cabelinho !

Anonymous said...

Praia da moreninha
Por seres a sim täo bonita
Escuta o que te vou dizer:
Tu deves ter sonhos ledos
Mais forte que o mar

Benguela para fugires a enredos
Teus sonhos e teus segredos
Näo os contes a ninguém

Benguela se é que tens um namorado
Por ti apaixonado
Que manda em teu coracäo
Benguela deves ter cuidado
Olha que os lobos esfaimado
Ataca sempre atraícäo

Bamza Pombo

Anonymous said...

Foi essa a foto q eu enquadrei. No melhor sentido!