April 15, 2008

namibe. deserto ou oásis?

Pé na estrada e lá vamos nós. Destino: Namibe. Sim, Namibe, Namibia é outra coisa. Ainda em terrítório angolano, a viagem é para o sul do país. A confusão já começa no aeroporto de Luanda, onde chamaram o vôo uma vez só e quando eu cheguei no portão de embarque o ônibus já tinha saído. Fui até o balcão de informações e a fulana diz no rádio "ó Toninho, volta cá pra buscar a passageira atrasada." Vira-se Toninho e diz "E pá, é brasileira não é?", nisso entra uma terceira fulana na linha (que deve ser da SGBO - supervisão geral da bagunça organizada), a dizer "mas por que esses miúdos não mantém o rabo na sala de embarque?". E eu lá, com aquela cara de idiota escutando o mundo a me chamar de criança e a afrontar o meu país.

Pegamos o ônibus e fomos para a aeronave. Antes de entrar você vê um monte de malas jogadas no meio da pista. Daí vira-se um senhor que é uma delicadeza única e diz "tá indo aonde? vai lá mostrar ao moço qual é a sua mala" hein? você vai até as malas, aponta a sua, o moço pega em 10 que não são suas até finalmente ele perceber que a mala que eu apontava é que era a minha. Entramos, escolhemos nossos lugares e ao me ajeitar na minha poltrona feita de tábua de passar roupas escuto a Chefe de Comissaria de bordo dizer ao microfone "senhores passageiros, pedimos desculpas pelo atraso mas já se encontram nessa aeronave os passageiros atrasados." oi? Não chega não? Fónix.... vamos ao que interessa. Namibe (antiga Moçâmedes) é uma província de Angola, dividida em 5 municípios. Tem área de 57 091 km² e sua população aproximada é de 314 000 habitantes. Chamada de província desértica, oi? Deserto? Tipo, areia? Do tipo, muita? Odiamos areia, mas os 310 000 km2 vistos de cima, de dentro do avião até parecem simpáticos.

Pânico mesmo é quando o avião aterrisa em uma pista que é mais ou menos do tamanho da entrada da garagem lá de casa. Congonhas é mole pra descer perto disso. Isso porque só tem areia em volta, dava pra construir uma master pista pra descer até o Airbus A380 ou um Antonov. Cruzes! Aí você olha pra fora e diz, é hoje que eu vou sentir um calor do c******. E sabe que nem foi tudo isso? Luanda consegue ser mais quente... Mas como? Enfim... Desço eu e meu fiel escudeiro Edilson no meio da pista e andamos até o terminal. Terminal não é bem o termo aplicável ao local, mas por se assim dizer é lá, onde se pegam as malas. E eu rezando pro nosso amigo de Luanda ter colocado a mala certa no avião. Achou!!!!
Mais dois passos e passamos pela "Polícia Alfandegária". Eu já ataco de boa tarde pra tentar ser simpática, ele responde, pergunta se fui bem de viagem e diz (ahaahhaha essa foi a melhor parte) "és nacional ou estrangeira?" Mais carregado do que o meu sotaque brasileiro impossível e ele ainda me vem com essa? Respondi na lata, "Nacional, chefe!". E eu sou boba? De estrangeiro eles abrem a mala e confiscam até desodorante... Vai que ele gosta de alguma coisa pra dar pra namorada e me confisca uma bolsa alegando que foi feita de algum animal local. Ah nem... O fato é, o "Nacional, Chefe" colou!

A pesca é o meio de sustento para o povo do Namibe. Oi de novo? Mas a gente não tá no meio do deserto? Tô cafusa. Meninos, e não é que no fim do arco-íris tem um potão de ouro? A praia é logo ali... a 7 km da cidade. Ou seja, pra quem vai de carro pro Namibe, atravessa o deserto todo e chega na PRAIA!!! E que praia, viu? Água azul turquesa e peixinhos que pulam alucinados dando um brilho especial ao mar.

E o meu dia, acabou ali. Sentada a beira da praia, com um belo prato de camarão do lado, conversa boa e um pôr do sol maravilhoso logo a frente.

6 comments:

hulag said...

Hello! I am a blog fan from the Philippines. There are so many blogs in this world. I found your blog one of the most wonderful. I am happy to visit it.

ASA said...

Fónixxx.... hahahaha atrasada!

Anonymous said...

ai ai ai ... e eu k nao sabia de nadica de nada disso.

Luiz Leitão da Cunha said...

Thais,

Cliquei no link do nosso "bloogle earth", e fui direto ao continente de que mais gosto, a África. E dentro dela, Angola, que é lusófono.

Adorei teu blog, as fotos dos lugares, as divertidas narrativas, muito bem escritas, em linguagem leve, espontânea.

Hoje, li este post aqui, depois venho novamente pra ler mais um.

Um abraço aqui de São Paulo. Luiz Leitão.

Luiz Leitão da Cunha said...

Thais,

Cliquei no link do nosso "bloogle earth", e fui direto ao continente de que mais gosto, a África. E dentro dela, Angola, que é lusófono.

Adorei teu blog, as fotos dos lugares, as divertidas narrativas, muito bem escritas, em linguagem leve, espontânea.

Hoje, li este post aqui, depois venho novamente pra ler mais um.

Um abraço aqui de São Paulo. Luiz Leitão.

Anonymous said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!